“Os Açores atingiram o maior valor de sempre de pessoas com emprego, desde 1985. Os Açores reduziram a taxa de desemprego de 16,3% para 8,6%, em quatro anos. Estes são resultados concretos e indesmentíveis, são resultados das políticas do Governo e, também, dos Açorianos que durante anos difíceis se empenharam, mantiveram-se disponíveis e contribuíram para criar mais emprego”, afirmou Graça Silva, considerando que “desvalorizar estes factos é desrespeitar os Açorianos e desvalorizar a sua capacidade para fazer face à crise”.
A deputada do PS/Açores, condenava assim as declarações do TSD/A que, “na ânsia de protagonismo, vieram, novamente, atacar o Partido Socialista, omitindo que na Região o emprego cresce, o rendimento disponível das famílias açorianas é superior à media nacional, aumentou a riqueza produzida, e fomos a única Região do País a convergir com a média da União Europeia, desde 2000”.
Graça Silva, destacou ainda “a transformação do mercado de trabalho nos Açores, no qual a população ativa feminina aumentou substancialmente nos últimos anos e os salários cresceram gradualmente ano após ano”.